Planejamento estratégico para Esteticistas: por onde começar

O mercado da beleza é um dos mais rentáveis atualmente. Dentro dele, vem se destacando o ramo da estética. Por conta disso, cada vez mais o número de profissionais aumenta. Portanto, para se destacar, é preciso um bom planejamento estratégico para esteticistas.

O primeiro passo é traçar quais são os objetivos que se deseja alcançar. Depois, é preciso criar as estratégias que serão usadas. E, continuamente, ir verificando os resultados.

Defina quais são suas metas e objetivos

Para saber como chegar até um lugar, é preciso definir onde se quer chegar. Portanto, o primeiro passo de um bom planejamento estratégico para esteticistas é traçar as metas que você quer alcançar.

Antes disso, estude o mercado. Conheça quem são seus concorrentes, de que forma eles atuam, quais são os preços que praticam.

Se está iniciando no mercado agora, o ideal é que a primeira meta seja tornar-se conhecida pelo seu público-alvo. Além disso, é preciso passar aos possíveis clientes confiança, seriedade e profissionalismo.

Iniciantes devem também investir em um diferencial. Você deve encontrar para a sua clínica algo que a destaque das demais. Isso pode ser feito através de um atendimento diferenciado, produtos que as outras não oferecem ou o que preferir.

Se você já atua nesse mercado, mas deseja crescer, avalie qual caminho deseja seguir e estabeleça números. Realizar 20% a mais de procedimentos mensais, fidelizar mais clientes após a primeira visita, etc.

Crie um bom planejamento estratégico

Para que o seu planejamento seja eficaz e traga resultados, ele deve estar de acordo com suas metas. Esse planejamento deve incluir aquilo em que você irá investir e de que forma fará isso.

As redes sociais são uma boa forma de divulgação para quem está começando. Com um investimento diário relativamente baixo, você consegue falar com o seu público e se apresentar.

Os contatos e parcerias também podem te ajudar. Sua inclusão em um planejamento estratégico para esteticistas faz toda a diferença, pois gera mais confiança no público.

Inclua também nesse plano maneiras de fidelizar o cliente após o primeiro atendimento. Você pode oferecer descontos para um segundo procedimento, montar pacotes de serviços, ou encontrar outras formas de conquista-lo.  

Analise os resultados

De nada adianta ter boas metas e um planejamento estratégico para esteticistas bem feito se você não conseguir analisar os resultados. Para isso, os números são importantes.

Uma forma de entender quais são as estratégias que estão dando certo é fazendo uma pesquisa com seus clientes. Desenvolva um pequeno questionário para saber como foi que a pessoa conheceu o seu trabalho.

É importante saber também o que faz o cliente retornar para um segundo ou demais atendimentos. Converse com as pessoas, descubra quais são as expectativas delas.

Depois, analise as respostas. Quais são as estratégias que deram mais resultados? O que é que realmente converte os clientes? O que os fideliza? Após essa primeira análise é hora de decidir o que continuar fazendo e o que mudar.

O segredo para um planejamento estratégico para esteticistas eficiente é entender onde e de que forma agir. Quando as estratégias não estiverem dando certo, mude-as. E quando atingir seus objetivos, estabeleça novos e crie novas estratégias.

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